Obesidade Infantil
Há tantas pessoas obesas a nível mundial que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI.
O que é a obesidade?
É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.
Quais são os tipos de obesidade?
v Obesidade andróide, abdominal ou visceral - quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. (Homem)
v A obesidade visceral está associada a complicações metabólicas, como a diabetes tipo 2 e a doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, e a doença vascular cerebral, bem como à síndroma do ovário poliquístico e à disfunção endotelial (ou seja deterioração do revestimento interior dos vasos sanguíneos).
v Obesidade do tipo ginóide - quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. (Mulher)
O que causa a obesidade?O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Quais são os factores de risco?
v Vida sedentária – quanto mais horas de televisão, jogos electrónicos ou jogos de computador.
v Zona de residência urbana – quanto mais urbanizada é a zona de residência maior é a prevalência de obesidade; ou seja deslocam-se de autocarro ou carro próprio, onde no meio rural é um meio pequeno e deslocam-se a pé.
v Grau de informação dos pais – quanto menor o grau de informação dos pais, maior a prevalência de obesidade;
v Gravidez e menopausa podem contribuir para o aumento do armazenamento da gordura na mulher com excesso de peso.
Que consequências para a saúde acarreta a obesidade?
v Aparelho cardiovascular - hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca congestiva e angina de peito;
v Complicações metabólicas - hiperlipidémia, alterações de tolerância à glicose, diabetes tipo 2, gota;
v Sistema pulmonar – dispneia (dificuldade em respirar) e fadiga, síndroma de insuficiência respiratória do obeso, apneia de sono (ressonar).
v Aparelho genito-urinário e reprodutor – infertilidade e amenorreia (ausência anormal da menstruação), incontinência urinária de esforço.
A obesidade provoca também alterações socio-económicas e psicossociais:
v Discriminação educativa, laboral e social;
v Isolamento social;
v Depressão e perda de auto-estima.
Como se previne a obesidade?
v Dieta alimentar equilibrada;
v Actividade física regular;
v Modo de vida saudável.
Trabalho elaborado por : Dinarte Azevedo / Rui Oliveira
Para a área de STC.
Sem comentários:
Enviar um comentário